Quanto custa um advogado imobiliário?

Revisar processos, organizar pendências referentes a documentação, confeccionar contratos são algumas das atribuições deste profissional

Consultar e contratar um advogado imobiliário pode poupar a você muitos problemas. Tudo porque, esse profissional especializado é quem revisa toda a documentação, cuida da transação imobiliária, seja ela de aluguel, compra e venda, espólio envolvendo bens imóveis, entre outros.

E o advogado especialista em Direito Imobiliário quem também trabalha com as informações da matrícula do imóvel, estuda as garantias, revê hipotecas ou alienação fiduciária – modelo de financiamento em que o devedor garante o pagamento por meio da transferência para o credor, enquanto realiza os pagamentos.

Além disso, é ele quem cuida de sanar dúvidas sobre análise da escritura, direitos, protestos, títulos, seguros, descrições legais, entre outras análises que envolvam transações com bens imóveis.

Atribuições de um advogado especialista em Direito Imobiliário

O profissional especializado em Direito Imobiliário, também pode resolver:
Confecção e conferência de contratos;
Confecção e consultoria sobre termos de promessa de compra e venda;
Acompanhamento do Registro de Imóveis;
Análise e formatação de Escritura;
Regularização de pendências de financiamento;
Regularização de impostos, dívidas condominiais;
Análise das questões legais envolvendo as duas partes da negociação;
Análise e validação de imóveis adquiridos por meio de leilões judiciais e extrajudiciais;
Cuidados com a documentação de espólio;
Confecção e acompanhamento de Inventário;
Dúvidas sobre administração condominial;
Cobranças indevidas, abusivas ou ainda aquém do previsto em contratos de aluguel ou compra e venda;
Consultoria em incorporação imobiliária;
Análise das certificações sobre penhora, averbação, arrestos, pendências com as contas básicas (fornecimento de água, luz, condomínio, internet, entre outros);
Cautela e segurança sobre toda a operação e negociação, diante da legislação;
Consultoria a profissionais do setor da construção civil, inclusive, para prevenir e remediar defeitos de construção e danos com consumidores;
Atuar em processos judiciais sobre todos os assuntos acima.

Como escolher um advogado imobiliário

Os motivos para contratar um advogado especialista em Direito Imobiliário você já sabe. Agora, vamos relatar algumas dicas para que você contrate profissionais confiáveis e comprometidos. Veja só:

Procure sempre um especialista

Da mesma maneira que podemos procurar diversos tipos de profissionais especializados, com o Direito não é diferente. Por isso, começar sua busca por um advogado de Direito Imobiliário é um grande passo inicial.

Procure referências sobre o profissional

As referências e indicações são sempre bem-vindas para quem procura um profissional competente. Por isso, não descarte sua procura por meio de amigos e conhecidos. No entanto, procure também na internet se o escritório de advocacia em que o profissional de referência contém um blog ou site informativo, em que você possa tirar as principais dúvidas.

Escolha alguém que lhe transmita confiança

Trabalhar com alguém que lhe gere confiança é fundamental para o sucesso do seu dia a dia, não é mesmo? Imagine confiar todas as suas informações pessoais e profissionais, sejam eles de qualquer natureza imobiliária?

Por isso, é fundamental que o profissional escolhido lhe transmita confiança. Com o item acima, sobre a busca de referências deste profissional, meio caminho já estará andando.

Saiba as qualificações deste advogado

Além das referências e recomendações, sua busca na internet também pode conter: qual a universidade o advogado concluiu o bacharelado em Direito? Esse profissional foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Qual sua experiência no mercado imobiliário? Essas informações podem ser facilmente obtidas por meio do site do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), mantido pelo Conselho Federal da OAB. Outro local recomendado para saber mais sobre o advogado que pretende contratar é o site do Tribunal de Justiça (TJ) do estado em que atua.

Custo dos trabalhos de um advogado imobiliário

Saber se o profissional escolhido cabe em seu bolso, no quesito custo de honorários, documentação, entre outros, é mais do que importante: afinal, quem quer se comprometer com o dinheiro que não possui?

Normalmente, três formas de cobrança são solicitadas pelos advogados:

Custo por valor fixo

Os profissionais que praticam a cobrança por valor fixo, geralmente, seguem a tabela disposta, por exemplo, pela Ordem dos Advogados do Brasil. Em Campo Grande, você pode consultar o valor de honorários pela tabela de honorários no site da OAB/MS. Em São Paulo, esses valores podem ser encontrados no site da OAB/SP e assim por diante.

Cobrança por hora fixa ou honorários de entrada e de êxito

Existem profissionais do Direito Imobiliário que negociam seus valores de acordo com o cobrado por hora, geralmente baseada no custo mensal de sua estrutura física; localização do escritório; pessoal contratado; renome dos profissionais; entre outros fatores.

Sobre o tema honorários, é também importante saber que a responsabilidade do trabalho do advogado é diretamente proporcional ao valor do imóvel. Portanto, os honorários também podem ser propostos em percentuais aplicados sobre o valor de mercado do bem.

Em casos de processos judiciais, o valor correspondente desse percentual pode ser dividido em um pagamento na entrada da ação judicial e um pagamento no momento de eventual êxito da demanda.

Atualmente, também é possível contratar por fases do processo, pagando-se, por exemplo, separadamente nas etapas de primeira e segunda instâncias de sua tramitação.

Vale destacar que as custas do processo, entre outras despesas de serviços complementares, como, por exemplo, de peritos, emolumentos e tributos, são à parte e repassadas ao cliente.

Tenha em mente que um profissional sério sempre estará disposto a atender o seu problema, apresentando formas distintas de valores e condições de pagamento adequadas à necessidade do seu caso.

Leia mais:

1. Qual é o advogado que cuida de imóveis?

2. Contrato de locação: saiba como deve ser feito o seu.

3. Compra e venda de imóveis: como funciona?

3. Registro de imóveis: o que você precisa saber.

5. Como um advogado imobiliário pode me ajudar?

6. O que faz um advogado na área cívil?

Quando procurar um advogado imobiliário

O momento correto para avaliar a contratação de um advogado especializado em Direito Imobiliário é aquele em que você começa a procurar por imóveis. Dessa maneira, não importa se os imóveis que está avaliando sejam para compra, venda, aluguel ou ainda tenham problemas relacionados à usucapião, herança, ações de despejo, entre outros. Em qualquer caso, é esse profissional quem vai agir a seu favor.

Advogado especialista em Direito Imobiliário: quais problemas ele pode evitar?

Ter uma assessoria competente na hora de firmar as negociações de compra e venda, arrendamentos, aluguel, entre outros casos relacionados aos trâmites imobiliários, faz toda a diferença para evitar possíveis ciladas.

Mesmo que o problema já tenha acontecido, o advogado especialista em Direito Imobiliário ainda terá um conhecimento ainda mais profundo para agir na defesa de seus interesses em um processo judicial.

Afinal, nem sempre os contratos são redigidos em uma linguagem comum a qualquer cidadão. O perigo está justamente na interpretação e até na má-fé de pessoas que possam se aproveitar deste desconhecimento sobre termos e referências, bem na hora de fechar o negócio.

Os casos mais comuns desta forma de abuso, que pode estar disfarçada de boas intenções em um contrato são:

Cláusulas e taxa de juros abusivas;
Contratos copiados da internet;
Ausência do Quadro de Resumo;
Cláusulas de irretratabilidade;
Cláusulas que não seguem o previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
Imóveis com configuração, metragem e até mesmo manutenção diferentes do que foi oferecido ao comprador.

E se o negócio já estiver em discussão na Justiça, o advogado imobiliário trabalhará para impedir ou diminuir todos os seus prejuízos financeiros.

Por esses e outros motivos, não deixe de consultar um profissional especializado em Direito Imobiliário. Você só tende a ganhar!

Gostou do artigo? Saiba que no blog do ERC Advogados temos diversas informações relevantes para ajudar em suas tomadas de decisão.

Um comentário

  1. jose urbelandio do nascimento

    tenho um imovel rural e a compesa fez uma casa de maquina em meu terreno ai cosntitui um adv e ele ficou combinando com o adv da compesa por uns 4 anos ou mais ai mudei de adv ai deu o imovel de uso campeao tem como reverter este processo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *