Conheça as áreas de atuação do Direito que podem resolver casos relativos à sua especialização e experiência
Para cada caso que envolva algum procedimento jurídico, existe uma área da advocacia responsável por resoluções, acordos, processos, medidas protetivas, entre outros casos. Desta maneira, conhecer o que cada área oferece é necessário para mais casos do que imaginamos. Vamos supor, por exemplo, que você está se divorciando.
Neste caso, é necessário consultar um advogado. Afinal, geralmente em um divórcio, mesmo que amigável entre as partes, algumas necessidades precisam ser acertadas e regulamentadas dentro da lei. É o caso, por exemplo, da divisão de bens, guarda compartilhada de filhos, administração de contas bancárias, entre outros. Quem cuida dessa área é um advogado do Direito da Família e Sucessório.
Quais áreas um advogado pode atuar?
Além do exemplo acima, que cita o Direito da Família e Sucessório, uma pessoa que tenha concluído a faculdade de Direito e tenha passado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pode atuar em mais de 15 áreas e ainda trabalhar em diversas funções, como seguir a carreira pública, por exemplo.
Para entender melhor o que cada área de atuação promove, separamos os principais segmentos e assuntos relacionados à especialidades afins. Confira!
Direito Civil
Área muito abrangente do Direito, quem se especializa e segue carreira na área Civil atua na defesa dos interesses individuais. Assim, o advogado especializado em Direito Civil, geralmente trabalha com bens e propriedades, Direito das Obrigações e Sucessões, Direito das Pessoas e ainda dos Fatos Jurídicos.
Direito Imobiliário
Digamos que você precise vender seu imóvel ou mesmo providenciar para que ele seja alugado. Entre outros casos relacionados aos bens imóveis, o advogado especializado em Direito Imobiliário cuida de todos os processos.
Desta maneira, esse profissional trata de trâmites contratuais de compra e venda, partilha, espólio de imóveis, herança, bem como em processos de usucapião, desapropriação, aluguéis, entre outros casos.
Direito de Propriedade
Ainda atrelado ao Direito Imobiliário está o profissional especializado em Direito de Propriedade. Trata-se daquele que também cuida particularmente das relações pessoais ou jurídicas, referentes aos bens imóveis.
Os advogados, tanto do Direito Imobiliário, quanto do Direito de Propriedade, podem ainda tratar do procedimento de Due Diligence (Diligência Prévia). Refere-se à pesquisa sobre a regulamentação, legalidade de todos os documentos em uma relação de compra e venda de imóveis, de todas as partes envolvidas.
Direito Contratual
Tanto para a confecção de documentos contratuais, como para representações físicas ou jurídicas relativas a contratos, o advogado do Direito Contratual trabalha para evitar possíveis conflitos ou desentendimentos entre as partes. É uma das áreas que, inclusive, pode atuar também em conjunto com o advogado imobiliário.
Direito Penal
Infelizmente você foi vítima de algum tipo de crime ou contravenção? Todas as ações processuais que envolvem os dois casos são tratados pelo advogado especializado em Direito Penal. É esse profissional o responsável por cuidar de defesa ou acusação, dependendo de cada caso específico.
Direito Trabalhista
Você trabalha em uma empresa sem regulamentação? Ou ainda: não tem registro em carteira de trabalho, mesmo que não ocupe uma posição temporária ou ainda seja um profissional freelancer? Ou ainda: é obrigado a condições insalubres, análogas à escravidão, ou direitos como férias e horas-extras não são pagos?
Procure um advogado especialista em Direito Trabalhista. É ele quem irá entrar com ação contra a empresa, a fim de defendê-lo de todos esses males, prejudiciais, muitas vezes, à sua saúde mental e física, dignidade, autoestima, entre outros males.
Direito Tributário
Se você precisa consultar um advogado que seja especialista em taxas, impostos, contribuições incorretas ou ainda questões relacionadas a arrecadação de impostos, o profissional do Direito Tributário é quem poderá atuar em sua defesa ou mesmo acusação.
Direito do Consumidor
Comprou um novo televisor e o produto veio com defeito? Achou algum produto vencido ou mesmo com preços variados na gôndola do supermercado? Ao longo dos anos, os consumidores em geral conquistaram diversos direitos.
Desde que fora criado, o CDC (Código Defesa do Consumidor) proporciona a defesa dos consumidores, em relações de consumo, atuando tanto do lado dos fornecedores e prestadores de serviço, quanto do próprio consumidor.
Direito Empresarial
Entre as áreas que compreendem o Direito Privado está o Direito Empresarial. Esse segmento cuida das questões jurídicas de pontos comerciais, empresas, negócios fechados, abertura e fechamento de empresas, entre outros assuntos.
Leia mais:
Áreas da advocacia na carreira pública
Uma pessoa com bacharelado em Direito, pode ainda, por meio de concurso público, atuar na carreira pública. Entre as atribuições e cargos que um advogado pode ocupar, estão:
Defensoria Pública
Como o próprio nome diz, o Defensor Público representa àqueles que não têm como pagar por um advogado para sua própria defesa.
Magistratura
O representante do Poder Judiciário para julgar situações conflitantes entre as partes é o juiz. Por meio da carreira no magistrado, o juiz analisa caso a caso, escuta os argumentos dos envolvidos e avalia a pena ou absolvição, junto ao júri.
Promotoria
O promotor é o advogado que atua no Ministério Público como um defensor contumaz da lei, a fim de proteger a sociedade e seus interesses. O promotor sempre trabalha a favor do povo. Entre suas principais funções, inclusive, está o compromisso de assegurar que os Direitos Humanos sejam respeitados.
Leia mais:
7. Direito das mulheres: você os conhece? |
Outras áreas da advocacia
Além de todas as áreas e possibilidades citadas nesse artigo, a área jurídica oferece também oportunidades para os profissionais que queiram seguir carreira em empresas de diversos segmentos. O advogado que opta por uma vaga em uma empresa de qualquer porte, pode trabalhar com o assunto que mais lhe atrai dentro do Direito.
Gostou desse artigo? Acompanhe o blog da ERC e mantenha-se sempre atualizado em assuntos relacionados ao Direito!